Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Realizar uma análise das dissertações e teses na área de Educação Física disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações a respeito do uso do conceito de Tecnologia Assistiva para a inclusão escolar. As palavras-chaves utilizadas foram: Tecnologia Assistiva e Educação Física e Educação Física e Inclusão. Os critérios de seleção utilizados foram: 1) a dissertação ou tese versar sobre a Educação Física e contemplar o conceito de TA ou alguns dos termos que englobam a TA e, 2) ter sido publicada entre os anos de 2007 e 2016. A coleta e análise dos dados ocorreram por meio de quatro passos: 1) identificação e localização; 2)compilação; 3) fichamento e 4) análise dos dados. Os resultados foram apresentados a partir do: objetivo e temática das pesquisas e uso do conceito de TA para a inclusão escolar. Ao todo foram identificadas oito dissertações e oito teses que contemplavam o conceito de TA definido pelo CAT. Além disso, identificou-se o uso dos termos recursos, metodologias e estratégias que são utilizados por professores de Educação para a inclusão escolar.