Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em pesquisas cientificas de Pós-Graduação (nível de mestrado e doutorado) para identificar a utilização de jogos pedagógicos no ensino e aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual na Educação Básica de acordo com a perspectiva da educação inclusiva. Foi realizada uma revisão sistemática na Literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a fim de alcançar o objetivo proposto. Foram utilizados os termos descritores Jogo pedagógico e Deficiência Intelectual. O termo booleano AND foi empregado com os dois descritores a fim de rastreá-los simultaneamente. A busca deu-se a partir da combinação Jogo pedagógico AND Deficiência Intelectual.Os dados permitiram constatar, que a partir dos critérios previamente elencados nessa revisão sistemática, houve uma prevalência de desenvolvimento de jogos pedagógicos na área de matemática ou lógica, em detrimento de outras áreas das ciências, letras e/ou humanidades. Chama-se também a atenção o fato de que existem poucos estudos em nível de mestrado e doutorado, que abordem jogos pedagógicos na inclusão de estudantes com Deficiência Intelectual. Sugere-se que essa lacuna seja preenchida por novas pesquisas a respeito desta temática. Espera-se que novos estudos de revisão sistemática na literatura com este tema (incluindo também artigos), em outras bases de dados nacional e internacional, sejam realizados, a fim de ter uma maior fidedignidade sobre o levantamento do assunto em questão.