Última alteração: 2018-04-12
Resumo
Tatiane Cristina Bonfim1; Simara Pereira da Mata2;
taticbonfim@gmail.com
1Secretaria Municipal da Educação – Rio Claro; 2Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília
A Educação de Surdos na perspectiva bilíngue pressupõe a coexistência de duas línguas: a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda (L2). Além disso, sabe-se que recursos e estratégias visuais potencializam as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos surdos, pois favorecem a apropriação de conceitos e o estabelecimento de conexões, como a associação entre imagens e sua representação escrita. No contexto da escolar regular, a busca por práticas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos surdos, especialmente no processo inicial de apropriação da língua escrita, constitui-se como um grande desafio para professores e intérpretes. A cultura ouvintista das escolas regulares pautadas por práticas de alfabetização e letramento predominantemente oral-auditiva, pode tornar-se uma barreira para a construção de uma cultura bilingue balizada em práticas gesto-visuais. Dentre algumas possibilidades para romper ou amenizar as barreiras impostas no processo de escolarização inclusiva de alunos surdos, está a atuação colaborativa entre professor e intérprete e a mediação pedagógica destes profissionais por meio de estratégias visuais. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo apresentar algumas estratégias visuais utilizadas no contexto de uma escola regular com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental composta por alunos surdos e ouvintes no processo inicial de aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita (L2). Para tanto, recorreremos à análise documental (fotos, vídeos e relatos em diários de bordo) para apresentação dos dados. A discussão acerca dos dados apresentados será baseada nos pressupostos da Educação Bilíngue para alunos surdos, trabalho colaborativo entre professor e intérprete e pedagogia visual. Espera-se contribuir com as reflexões acerca da Educação de alunos surdos no contexto das escolas regulares, especialmente em relação à apropriação inicial da Língua Portuguesa (L2) na modalidade escrita.
Palavras-chave: Surdez. Educação Bilingue. Inclusão