XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E/OU ALTERNATIVA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Angelo Antonio Puzipe Papim, Anna Augusta Sampaio de Oliveira

Última alteração: 2018-04-02

Resumo


A tecnologia assistiva engloba diferentes áreas que compreendem a educação especial. Faz parte do campo que compõe essa matéria o seguinte leque: comunicação suplementar e/ou alternativa, adaptações e acesso ao computador, equipamentos de auxílio para déficits sensoriais, adaptações de postura, adaptações de jogos e atividades de brincadeiras nas diferentes situações, como na escola, casa e outros ambientes. A finalidade dessa concepção tecnológica é, portanto, viabilizar ao escolar público-alvo da Educação Especial a efetiva possiblidade de inclusão escolar e social e se comunicar com os demais. Por isso, este trabalho tem por objetivo elaborar, aplicar e analisar um recurso de comunicação suplementar e/ou alternativa, seguindo os parâmetros da perspectiva da educação inclusiva de desenho universal, respeitando as particularidades de aprendizagem que podem existir no espaço de ensino/aprendizagem, a fim de promover a comunicação a partir de um currículo que revela e não vela a potência coletiva e não individual de ensinar e aprender.


Palavras-chave


Comunicação Suplementar e/ou Alternativa; intervenção pedagógica; recurso de mediação