XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Cátia de Lemos

Última alteração: 2018-04-10

Resumo


INTRODUÇÃO: O artigo visa apresentar algumas reflexões teóricas com resultados parciais oriundos de um estudo bibliográfico e documental, que versa sobre a Implementação das Políticas Públicas Educacionais de Inclusão na contextura Amazônica. OBJETIVO: Para atingir o objetivo proposto, buscamos identificar na Literatura pertinente e na Legislação Brasileira os subsídios teóricos para a implementação das Políticas Públicas que permeiam os atuais Planos de Educação nas três esferas governamentais. Enriquecendo o debate, buscamos discutir se os Planos de Educação nas três esferas que ora vigoram no Brasil atendem aos desafios educacionais das populações Amazônidas. MÉTODO: Nesta perspectiva, optamos por uma pesquisa Qualitativa, com um enfoque Dialético, por acreditarmos ser possível analisar com criticidade os documentos oficiais para detectar, em meio às contradições, alguns caminhos de transformações educacionais em um contexto de heterogeneidades. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando documentos oficiais como os atuais Planos de Educação nas três esferas percebemos que o processo de inclusão no Amazonas ainda não avançou como se esperava, pois, há muitos educandos fora da escola; um fator que não é levado em consideração são as distâncias continentais Amazônicas para avaliar e monitorar a implementação das Políticas Públicas tão desafiadoras. Outro dado digno de reflexão é que nem todos os educandos com deficiência matriculados nas escolas públicas do Município de Manaus frequentam a sala de recursos multifuncional – SRM, mesmo sendo um direito assegurado pela Legislação Brasileira. CONCLUSÕES: Contudo, tais debates instigam cada um de nós, educadores-pesquisadores a compreender que as Políticas Públicas Educacionais de Inclusão somente serão efetivadas quando toda a sociedade se mobilizar como agentes de transformação social, conscientes dos próprios direitos para exigir do Estado que as leis sejam cumpridas. Neste dia, a justiça social vencerá à barbárie e as massas excluídas poderão finalmente celebrar a autonomia cidadã.

 

Palavras-chave: Implementação. Políticas Públicas Educacionais de Inclusão. Planos de Educação


Palavras-chave


Implementação. Políticas Públicas Educacionais de Inclusão. Planos de Educação