XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

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TECNOLOGIA INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CAMILA MARIA CORUSSE

Última alteração: 2018-04-02

Resumo


Introdução: O sistema educacional direcionado a estudantes com deficiência tem tido, ao longo da história, formatos diferenciados em consequência do entendimento que se tem de suas capacidades, habilidades e possibilidades. Desta maneira, a Educação Especial se destina a educandos que necessitam de uma modalidade de ensino especializada capaz de desenvolver neles seus vários campos de aprendizagem, muitas vezes afetados por deficiências sensoriais, físicas, intelectuais, múltiplas, bem como, características de altas habilidades/superdotação. Objetivo: Desenvolver ações pedagógicas, através do uso da tecnologia, que favoreçam o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual. Método: Pesquisa qualitativa por meio do Estudo de Caso. Os conteúdos pedagógicos foram elaborados de acordo com as necessidades de cada um dos educandos, por meio de atividades que se concentram na ludicidade por meio da inclusão digital, de recursos didáticos apropriados e pedagógicos objetivados. Os recursos utilizados foram: vídeos interativos, jogos educativos, com auxilio de programas e softwares do Windows. Resultados: Os métodos de inclusão digital intensificaram e aperfeiçoaram as formas de comunicação e expressões orais e corporais dos alunos, potencializando suas habilidades e criatividade, e proporcionando-lhes melhorias, fazendo assim, com que se tornem indivíduos menos dependentes, jovens e adultos mais autônomos. Conclusão: A informática como ferramenta pedagógica se tornou propulsora da inclusão em ambientes informacionais digitais, se tornando uma ferramenta principal no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, apoiando a sala de aula, e contribuindo com o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual.


Palavras-chave


Educação Inclusiva1; Deficiência Intelectual2; Tecnologia inclusiva3.