Tamanho da fonte:
CONCEPÇÕES DE FUNCIONÁRIOS, CRIANÇAS/ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS E SEUS ACOMPANHANTES ACERCA DE POSSÍVEL IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CLASSE HOSPITALAR
Última alteração: 2018-04-10
Resumo
Classe hospitalar é um espaço escolar dentro de um hospital dedicado às crianças e adolescentes internados, seja por um dia ou por tempo indeterminado, que garante a continuidade de seus estudos. Considerando a importância desse serviço de atendimento educacional em âmbito hospitalar, o propósito desse estudo está descrito no objetivo geral em descrever e analisar a concepção de funcionários, crianças/adolescentes hospitalizados e seus acompanhantes acerca de possível implementação de uma classe hospitalar em um município do interior paulista e os objetivos específicos: verificar a função da classe hospitalar; descrever e analisar a percepção de funcionários, crianças hospitalizadas e seus acompanhantes em relação ao trabalho desenvolvido no atendimento educacional hospitalar e relatar o envolvimento da equipe de funcionários de um hospital que têm a intenção de implementar uma classe hospitalar. A coleta de dados foi realizada em um hospital que sedia um projeto de extensão de atendimento didático pedagógico há três anos. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados questionários para as crianças/adolescentes internados, para os acompanhantes e duas funcionárias do hospital. Portanto, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de caráter descritivo e qualitativo. Ao final deste estudo pôde-se realizar apontamentos frente às concepções e perspectivas dos entrevistados para o desenvolvimento e futura implementação de uma classe hospitalar. Acredita-se que o presente estudo trouxe contribuições importantes para a área do atendimento educacional hospitalar e a implementação de futuras classes hospitalares, sendo cumprido assim, o direito à educação das crianças/adolescentes hospitalizados.
Palavras-chave
Educação Especial; Implementação de Classe Hospitalar; Criança/adolescente hospitalizados.